A falsa dúvida sobre qual barco construir

Nauti 575 projeto a venda em nosso site
Qual barco construir é a dúvida que atormenta muitos pretendentes a construção do primeiro barco. A dúvida sobre o modelo é falsa porque existem razões reais para uma pessoa não construir um barco: falta de tempo, falta de espaço, falta de dinheiro, falta de noção sobre a área de navegação. O amante da náutica não reconhece suas dúvidas reais e prefere focar no estudo interminável de várias opções de projetos, afinal também é divertido estudar sobre construção de barcos. Mais divertido ainda é construir um.
Vamos tratar das dúvidas reais:

Falta de tempo. Se você não tem tempo para construir um barco também não terá tempo de navegar nele. Tudo na vida é uma questão de dedicação de tempo. Uma vez decidido organizar tempo isto será resolvido.

Falta de espaço. Este ponto é fácil de resolver, alugue um espaço, ou peça um espaço emprestado, por exemplo, no sítio de alguém., uma garagem, ou num quintal de um amigo tolerante. Se for alugar convém fazer um planejamento do custo e do tempo de construção para a coisa não se arrastar demais.

Falta de dinheiro. Neste ponto as pessoas são delirantes, querem barcos grandes, mas não têm dinheiro nem para o motor. Como diz o projetista Richard Woods "Contrua o menor barco que te faria feliz". É melhor um barquinho de pic nic do que a super lancha que nunca será construída. Isto também requer planejamento, não apenas para construir mas para manter. Quanto custa a marina onde você vai guardar o barco? Pretende guardar o barco em casa numa carreta? Precisa ver se seu carro suporta este reboque. Um barco grande tem outro problema, pode demorar anos para ser construído. É isso que você quer? Está preparado para isso?

Fairhaven Flyer, barco de expedição a remos
Falta de noção sobre a área de navegação. Como vou decidir sobre a construção se não sei bem onde vou navegar? Se vou em mar aberto o barco tem determinadas características, se for em água abrigadas o barco é muito diferente. Um barco de mar aberto normalmente é mais lento e mais caro do que um barco de represa, porque a estrutura é mais forte, o formato do casco precisa amortecer ondas e o ângulo V do casco provoca um arrasto maior. Com o mesmo comprimento, um barco de represa pode ter um motor mais econômico e pode comportar mais pessoas. E as saídas serão rápidas ou curtas? Pretende uma cabine para pernoite, ou somente o pic nic a bordo?

Não existe um barco ideal. Todo design tem seus compromissos. Um barco pode ser lento e levar muita carga, pode ser rápido e levar pouca, pode ser pequeno e barato, ou grande e caro, pode ser arrojado ou conservador. Não existe um barco definitivo. Donos de barco podem experimentar sucessivos modelos, ir adequando o uso, e ganhando experiência. Se as dúvidas são intermináveis talvez você nuca construa um barco, nem uma canoa. Saber lidar com as incertezas é uma habilidade de pessoas bem sucedidas. Boa sorte na sua empreitada. Foco nos desafios reais do projeto.

Sucesso, Ricardo Ramalho

No comments:

Post a Comment